Seguindo as normas do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), direção defensiva é o nome dado à maneira que o condutor dirige, isto é, quando consegue prever situações de perigos que podem comprometer a sua segurança, de quem está no veículo e outras pessoas na via.
Para os motoristas que estão na rua há mais tempo, essa prática é reproduzida de forma automática, mas caso você não dirija com tanta frequência ou seja recém habilitado, é fundamental ficar sempre de olho nos retrovisores, manter a manutenção do carro em dia e diminuir a velocidade nas curvas.
Por que é importante praticar a direção defensiva?
De acordo com um levantamento feito pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), o número de acidentes de trânsito em 2021 foi aproximadamente de 65 mil, sendo mais de 5 mil pessoas mortas.
Dessa forma, a direção defensiva é fundamental para aumentar a segurança no trânsito, visto que a prática diminui os riscos de acidentes.
Tipos de direção defensiva: corretiva e preventiva
Existem dois tipos de direção defensiva: preventiva e corretiva. A direção preventiva é quando o condutor está sempre atento e analisa os possíveis riscos de acidentes. Já a corretiva é quando o motorista age de maneira rápida perante uma situação de risco.
FONTE: Direção defensiva: como praticar e dirigir de forma segura. Despachante Dok, 2020. Disponível em https://www.despachantedok.com.br/blog/dicas/direcao-defensiva/. Acesso em 24 de maio de 2024